InovStart

InovStart - Projeto de Promoção do Espírito Empresarial nos Concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova

logo_inovstart

O INOVSTART tem como objetivo apoiar a criação de novas empresas e/ou negócios, nos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova em todos os setores de atividade, especialmente iniciativas empresariais de base tecnológica, inovadora e diferenciadora.

Com a criação destas empresas e/ou negócios, nomeadamente nas atividades de alta e média-alta tecnologia e indústrias culturais ou criativa, pretende-se contribuir para a geração de riqueza, diminuição da taxa de desemprego, melhoria das condições de vida e fixação das pessoas, nos 3 concelhos.

Aviso: CENTRO-51-2015-01 – Sistema de Apoio às Ações Coletivas

Código Universal de operação: CENTRO-02-0651-FEDER-000037

Designação da operação: InovStart

Tipologia de intervenção: 51 – Empreendedorismo qualificado e criativo

Tipologia da Operação: SAAC – Promoção do Espírito Empresarial

Programa Operacional: Programa Operacional Regional do Centro

Promotor: ACIBA – Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira

Investimento Elegível: 258.730,57 €

Taxa de Comparticipação: 85%

Comparticipação do FEDER/Fundo de Coesão: 219.920,98 €

Data de Início do projeto: 07-10-2016

Data de Fim do projeto: 31-12-2017

O presente projeto, ao qual lhe atribuímos o nome de “InovStart”, tem como missão reforçar a cooperação, as parcerias e as redes de apoio ao empreendedorismo qualificado e criativo prestando auxilio à geração de ideias inovadoras, ao desenvolvimento de iniciativas empresariais e à criação de novas empresas nos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova. Esta iniciativa pretende contribuir para o desenvolvimento socioeconómico regional e local potenciando a valorização de recursos naturais, agrícolas, sociais, tecnológicos e humanos que possam ser canalizados na criação de novos negócios em nichos de mercado existentes.

Face ao diagnóstico estratégico e territorial realizado, a ACIBA identificou os seguintes objetivos gerais para o presente projeto:

 

  • Proporcionar condições para estimular o empreendedorismo e criação de postos de trabalho nos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova, mas também dos concelhos limítrofes e da região no seu todo.
  • Promoção de iniciativas empresariais junto dos alunos finalistas do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra e das Escolas profissionais, nomeadamente a Escola Profissional Vasconcellos Lebre, a Escola Profissional Beira Aguieira e no Agrupamento de Escolas de Mealhada.
  • Capacitar as empresas já instaladas com ferramentas de gestão modernas que permitam fortalecer a sua capacidade estrutural.

 

Para a concretização destes objetivos a ACIBA, prevê um enorme contributo deste projeto na Estratégia Europa 2020, pois apresenta todas as caraterísticas para a atingir um dos grandes desígnios do mesmo, o fomento e criação de emprego de através de criação de novas empresas e, consequentemente a coesão social e económica do território.

Para a concretização dos objetivos do presente projeto serão criados gabinetes de apoio ao empreendedor nos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova, cujo objetivo serão os de apoiar o empreendedorismo e as empresas já estabelecidas, disponibilizando informação e apoio técnico relacionado com a criação e a gestão das mesmas.

 

Para além destes gabinetes será concebida uma plataforma informática contendo informação das atividades e iniciativas a desenvolver de âmbito empresarial e cujo objetivo será o de chegar a vários públicos (jovens e empresários já estabelecidos). Nesta plataforma informática serão divulgadas informações, estudos, diagnósticos e outros dados relevantes que incentivem ao investimento empresarial nos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova.

 

Neste projeto será ainda desenvolvido um concurso de ideias de negócio efetuado junto de alunos finalistas da universidade, dos institutos politécnicos e das escolas profissionais envolvidas, e que proporcionará para além de prémios aliciantes um conjunto de ajudas ao início da sua atividade empresarial.

Assim, com este projeto, a ACIBA pretende criar metodologias para o incentivo à criação de novas empresas bem como proporcionar melhorias nas metodologias de gestão às empresas existentes, e cujos principais destinatários serão:

 

  • Todos os residentes nos concelhos de Mealhada, Mortágua e Penacova que tenham como objetivo a criação do seu próprio posto de trabalho, nomeadamente em áreas tecnológicas e inovadoras;
  • Finalistas universitários ou alunos vindos das escolas profissionais com uma forte vertente tecnológica;
  • Investidores que tenham o objetivo de criar empresas e emprego nos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova;
  • Todos os empreendedores em geral que se queiram estabelecer na área de intervenção do projeto.
Cofinanciado